De 6 a 30 de julho de 2016 foi realizada a 4a edição da residência AGORA – International Art Action, na Sérvia, com a participação da comunidade local e dos artistas Warley Desali e Paula Lanza. Durante o tempo em que passou na cidade de Bela Crkva, a dupla buscou conhecer a história do lugar e da fábrica Pobeda (local de realização da residência), por meio de pesquisas no museu e arquivo público do município, além de conversas e entrevistas com moradores.
A antiga fábrica de seda, móveis e caixões é composta de dez pavilhões localizados em uma área de 1,5 hectares. Após a dissolução da Iugoslávia, guerras civis e privatizações, a economia da Sérvia entrou em colapso e muitas indústrias foram fechadas, como é o caso da Pobeda. Por meio do engajamento de artistas, artesãos, voluntários e da comunidade local, esse espaço foi revitalizado e se tornou um lugar alternativo de encontros, intercâmbio criativo e ações coletivas de moradores de Bela Crkva, e no qual vários programas foram realizados, como a residência artística, exposições, criação de arte pública, murais e arte de rua, oficinas criativas e educativas, peças de teatro, projeções de vídeos, palestras e programação musical.
Assim, a primeira ação realizada pela dupla foi uma oficina de montagem de telas – a partir de materiais remanescentes da época em que a fábrica estava em funcionamento – e de pintura em série, como em uma fábrica. A atividade foi voltada a jovens de idade entre 18 e 25 anos, incluindo o grupo de voluntários do projeto, que trabalhou junto à dupla de brasileiros durante todo o processo. A oficina seguinte foi realizada com a participação de adultos atuantes na cena cultural, além de professores das escolas do município. Já em um terceiro momento, jovens e adultos foram convidados a desenhar e pintar cartazes de propaganda da exposição final, para serem colados nos postes e muros da cidade.
Esse contato mais próximo com os moradores permitiu uma rica coleta de informações. Uma delas é que grande parte dos habitantes de Bela Crkva trabalharam na Pobeda e que a população sofre, desde o colapso econômico, pela alta taxa de desemprego. Além disso, muitos jovens egressos do ensino médio não têm condição de entrar no ensino superior e, ao mesmo tempo, não encontram emprego ali.
Uma vez que os registros da fábrica se perderam – e não puderam ser localizados pelos colaboradores do arquivo público de Bela Crkva, a dupla decidiu engajar os jovens no trabalho de resgate da memória da Pobeda, como se fossem novos colaboradores buscando informações dos antigos trabalhadores. Pensaram juntos em um projeto de construção de uma tenda móvel, que servisse de galeria itinerante ao ar livre. O grupo vagou pelos principais espaços da cidade com essa estrutura, batizada de Tezgamóvel, e um cartaz que convocava os ex-funcionários da Pobeda a “prestarem depoimento”.
Ao estacionarem no local escolhido, seja na rua principal, na praça, no mercado, os integrantes do recém-formado “Coletivo Pobeda” iniciavam a montagem da galeria a céu aberto, com a exposição dos quadros produzidos nas oficinas realizadas. A ideia foi atrair moradores que tivessem trabalhado na Pobeda e pudessem compartilhar a sua história, ou mesmo um episódio ocorrido no local. As pessoas que concordaram em participar eram recompensadas com um dos quadros produzidos pelos jovens e atuais trabalhadores da Pobeda. Tantos os depoimentos, quanto a passagem do Tezgamóvel pela cidade de Bela Crkva, foram documentados e se transformaram em um vídeo curto (abaixo), apresentado na abertura da mostra INTERUPCIJA (30 de julho a 14 de agosto), que reuniu projetos desenvolvidos por 40 artistas do mundo todo, desde 2013, durante a realização anual da residência de arte AGORA ART ACTION. Além do vídeo, foram expostos os quadros produzidos nas oficinas e materiais que remetiam ao processo de criação.