Warley de Assis Rodrigues (Desali), 1983, Belo Horizonte, MG. Vive em Contagem, MG.
Desali é formado e pós-graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG). Seu trabalho transita por múltiplas linguagens, como a fotografia, a ação performativa, o vídeo e a pintura, que tem sido sua principal expressão, na qual utiliza diversas técnicas, como pinturas em acrílica sobre madeira, aguadas sobre tela e a pintura em técnica mista onde a colagem de diversos materiais se mistura com a tinta acrílica em um suporte de tecido e madeira.
Abordando temas como o cotidiano na periferia e a realidade dos jovens negros no Brasil, Desali propõe uma narrativa sobre o presente, pautada pela exclusão social e a segregação dos espaços urbanos nas grandes cidades.
Entre suas exposições individuais, destacam-se: 2020, Rua Mútua (AM Galeria, Belo Horizonte, MG, Brasil); 2017, Vulgo. Lembra-se da grande mesa na sala de jantar (Galeria Mari’Stella Tristão, Palácio das Artes – BH, Brasil); 2014, “Vista-me enquanto não envelheço”, (Galeria Orlando Lemos – BH, Brasil); 2013, Alicerce (Galeria de Arte Sesiminas – BH, Brasil).
Participou de diversas mostras coletivas, entre as quais: 2021, Carolina Maria e Jesus: um Brasil para os Brasileiros – Instituto Moreira Sales – São Paulo, Brasil; Grupo “Entre” + Desali – AM Galeria SP, São Paulo, Brasil; Enciclopédia negra – Pinacoteca de São Paulo – São Paulo, Brasil; 2019, 36o Panorama da Arte Brasileira: Sertão (Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil); 2017, WRO 2017 Biennale: Drak Systems (Varsóvia, Polônia); Sangue de bairro (Centro Cultural São Paulo, Brasil); 2018, Paisagens que aprendi de cor: Homenagem ao pintor Inimá de Paula (Museu Inimá de Paula – BH, Brasil); 2016, Mostra Curto- circuito (SESC Palladium – BH, Brasil) e SIMBIO (Palácio das Artes – BH, Brasil); 2015, Leilão de Arte Piolho Nababo R$ 1,99 – Queimão de Natal (Galeria de Arte Sesiminas – BH, Brasil), 2013, 32o Arte Pará (Museu do Estado do Pará – Belém, Brasil); 2012, “Segue-se ver o que se quisesse”, (Palácio das Artes – Belo Horizonte, Brasil); entre outras.
Em 2020, foi contemplado para o programa LAB CULTURAL (BDMG Cultural – BH, Brasil) e #IMSquarentena (Instituto Moreira Salles – SP, Brasil). Realizou residências como: 2019, SILO – Arte e Latitude Rural (Resende, RJ, Brasil); 2018, Bolsa Pampulha (Museu de Arte da Pampulha – BH, Brasil); 2016, AGORA (International Art Action – Bela Crkva, Sérvia); Dispositivo móvel (JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia – Nova Lima, MG, Brasil); entre outras.